Email: congressocso@gmail.com

CSO'2017: Criadores Sobre outras Obras
Lisboa, 6 a 12 de abril de 2017, Faculdade de Belas-Artes.

O tema proposto neste Congresso é o olhar particular que cada um dos autores / artistas lança sobre a obra de um seu colega de profissão. Abrangem-se artistas e criadores num sentido lato, o que inclui além dos artistas visuais (pintores, escultores, inter-media), também designers, performers, encenadores, compositores, cineastas e outros ainda. Estabelece-se como crivo metodológico, na chamada de trabalhos, a graduação enquanto criador/artista.

O congresso toma como línguas de trabalho e de disseminação as línguas ibéricas (português, castelhano).

As mudanças sociais e culturais observadas nos últimos anos, ao nível da formação artística especializada, nos diversos países, permitem congregar os conjuntos qualificados de autores que têem respondido a estas chamadas de trabalhos, anualmente, desde 2010, apresentando comunicações onde se deixam expressos alguns dos desafios deste Congresso:

  • O desafio de criar um espaço de discurso mútuo no interior da comunidade artística. De colocar artistas e criadores a transmitir o seu conhecimento sobre as obras dos seus colegas de profissão. De contribuir para o conhecimento artístico em geral.
  • O desafio de ultrapassar o eurocentrismo. O eixo de expressão nas línguas ibéricas é um espaço de respiração artística natural. Este espaço une mais de 31 países, mais de 500 milhões de falantes. É um mundo de reconhecimento e descoberta mútua. É também o desafio de criar um universo de comunicação das línguas ibéricas, agora mais próximas entre si.
  • O desafio de mostrar, com a publicação das actas do congresso, e também em poeriódicos académicos aqui originados, que a criatividade e o rigor não são termos opostos ou mutuamente exclusivos. A arte e a crítica, a novidade e a sabedoria, convivem em cada uma das comunicações aqui submetidas e aprovadas.
Espera-se que os profissionais, e todo o público em geral, possam ter uma perspetiva diferente dos artistas e criadores: contribuir para novos olhares.

 

O congresso CSO é realizado anualmente na Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Portugal.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revista Estúdio

Revista Estudio

Revista Estúdio

Atas

atas

Atas dos Congressos anteriores

Vídeo

video

Gravação vídeo dos anos anteriores

Outras Ligações

Congresso CSO © 2016 - Free Website Template by Derby Web Design