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Chamada de Trabalhos

Chamada de trabalhos: VIII Congresso Internacional CSO'2017 "Criadores Sobre outras Obras"

6 a 12 de abril de 2017, Lisboa, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal.

1. Desafio.

Desafio aos criadores e artistas nas diversas áreas. Incentivam-se comunicações ao congresso sobre a obra de um artista ou criador. O autor do artigo deverá ser ele também um artista ou criador graduado, exprimindo-se numa das línguas ibéricas.

Tema geral:

Os artistas conhecem, admiram e comentam a obra de outros artistas – seus colegas de trabalho, próximos ou distantes. Existem entre eles afinidades que se desejam dar a ver.
 

Foco:

O congresso centra-se na abordagem que o artista faz à produção de um outro criador, seu colega de profissão. Esta abordagem é enquadrada na forma de comunicação ao congresso. Encorajam-se as referências menos conhecidas ou as leituras menos 'óbvias.'
É desejável a delimitação: aspectos específicos conceptuais ou técnicos, restrição a alguma(s) da(s) obra(s) dentro do vasto corpus de um artista ou criador.
Não se pretendem panoramas globais ou meramente biográficos / historiográficos sobre a obra de um autor.

2. Línguas de trabalho

Oral:

  • Português;
  • Castelhano;

Escrito:

  • Português;
  • Castelhano;
  • Galego
  • Catalão

3. Datas importantes

Data limite de envio de resumos: 15 de dezembro 2016.
Notificação de pré-aceitação ou recusa do resumo: 22 de dezembro 2016.
Data limite de envio da comunicação completa: 20 de janeiro 26 de janeiro 2017.
Notificação de conformidade ou recusa: 30 de janeiro 5 de fevereiro 2017.
As comunicações mais categorizadas pela Comissão Científica são publicadas em periódicos académicos como os números 17, 18, 19 da Revista ":Estúdio", os números 9 e 10 da revista "Gama", os números 9 e 10 da revista "Croma", lançadas em simultâneo com o Congresso CSO'2017. Todas as comunicações são publicadas nas Atas online do VIII Congresso (dotada de ISBN).

4. Condições para publicação

Os autores dos artigos são artistas ou criadores graduados, no máximo de dois por artigo.
O autor do artigo debruça-se sobre outra obra diferente da própria.
Incentivam-se artigos que tomam como objecto um criador oriundo de país de idioma português ou espanhol.
Incentiva-se a revelação de autores menos conhecidos.
Uma vez aceite o resumo provisório, o artigo só será aceite definitivamente se seguir o manual de estilo (meta artigo) e tiver o parecer favorável da Comissão Científica.
Cada participante pode submeter até dois artigos.

5. Submissões

Primeira fase, RESUMOS: envio de resumos provisórios. Cada comunicação é apresentada através de um resumo de uma ou duas páginas (máx. 2.000 carateres) que inclua uma ou duas ilustrações.
Segunda fase, TEXTO FINAL: envio de artigos após aprovação do resumo provisório

Cada comunicação final tem cinco páginas (máx. 11.000 caracteres sem espaços referentes ao corpo do texto sem contar com caracteres do título, resumo, palavras-chave, legendas, e bibliografia). O formato do artigo, com as margens, tipos de letra e regras de citação, está disponível no meta-artigo auto exemplificativo, disponível no separador "procedimentos de selecção" deste local web.

6. Apreciação por 'double blind review' ou 'arbitragem cega.'

Cada artigo recebido pelo secretariado é reenviado, sem referência ao autor, a dois, ou mais, dos membros da Comissão Científica, garantindo-se no processo o anonimato de ambas as partes – isto é, nem os revisores científicos conhecem a identidade dos autores dos textos, nem os autores conhecem a identidade do seu revisor (double-blind). No procedimento privilegia-se também a distância geográfica entre origem de autores e a dos revisores científicos.
Critérios de arbitragem:

  • Dentro do tema proposto para o Congresso, "Criadores Sobre outras Obras," versar preferencialmente sobre autores com origem nos países do arco de línguas de expressão ibérica ou autores menos conhecidos;
  • Interesse, relevância e originalidade do texto;
  • Adequação linguística;
  • Correta referenciação de contributos e autores e formatação de acordo com o texto de normas.

Só são aceites comunicações de artistas ou criadores com graduação académica.

7. Custos:

O valor da inscrição irá cobrir os custos de publicação das revistas, dos materiais de apoio distribuídos, meios de disseminação web, bem como os snacks/cafés de intervalo, e outros custos de organização. Despesas de almoços, jantares e dormidas não incluídas.
A participação pressupõe uma comparticipação de cada congressista ou autor nos custos associados. Isenção: estudantes dos cursos de mestrado e doutoramento da FBAUL e professores da FBAUL.


Como conferencista com UMA comunicação: 216 euro (cedo), 324 euro (tarde).
Como conferencista com DUAS comunicações: 432 euro (cedo), 648 euro (tarde).
Como participante espectador: 25 euro (cedo), 50 euro (tarde). Condições especiais para alunos e docentes da FBAUL.

Conferencistas, inscrição cedo: até 15 fevereiro 2017 1 de março 2017
Conferencistas, inscrição tarde: até 22 fevereiro 2017 15 de março 2017
No material de apoio incluem-se exemplares das revistas :Estúdio, Gama e Croma, além da produção on line das Atas do Congresso.

Contactos:
CIEBA: Centro de Investigação em Estudos de Belas-Artes
FBAUL: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes
1249-058 Lisboa | Portugal
congressocso@gmail.com
http://www.cso.fba.ul.pt/

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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